Imprima o conteúdo

OFICINA DE DINÂMICA DE GRUPO PARA ADOLESCENTES MULTIPLICADORES, FACILITANDO A APRENDIZAGEM

 

Autor: FRANCISCA FÁTIMA RODRIGUES e ROSA AUGUSTA OLIVEIRA RODRIGUES DE MELO

Instituição: SECRETARIA EXECUTIVA DE SAÚDE e ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

UF: AL

Email: fnobre@saude.al.gov.br

Categoria: Prevenção entre jovens e adolescentes

 

Resumo

 

Introdução:Utilização de Dinâmicas participativas,

desenvolvendo processo de teorização a partir da

prática, em oficinas de prevenção às DST/AIDS, é

uma forma mais motivadora de proporcionar ao

adolescente melhor compreensão e assimilação de um

tema tão complexo.

 

Objetivos: Utilizar a técnica, como ferramenta

educativa, facilitando a aprendizagem, de

adolescentes que já tem noções sobre o tema

 

Método:Através de metodologia

participativa/problematizadora socializar o

conhecimento individual, potencializando o

conhecimento de todos. Dinâmica nº 1 - PESCARIA

DA PREVENÇÃO. Objetivo - facilitar a compreensão

sobre prevenção, transmissão sexual do HIV e outras

DST. Material - Sala ampla, um anzol, mar artificial e

peixe artificial enumerados, caixas com

perguntas,brindes, cartelas do gabarito. Duração -

40 min / 20 participantes. Instruções - Dividir a

turma em duplas. Um vai até o mar, pesca e de

acordo com o número do peixe, retira da caixa uma

pergunta dirigida ao seu par e vice-versa.Quem não

acerta paga prenda. Quem acerta participará do

sorteio de brindes.Pontos para discussão -

sentimentos comuns do que aprendemos, dúvidas a

esclarecer. Fechamento pelo facilitador.

Dinâmica Nº 2 - Terapia do abraço. Objetivo -

propiciar reflexão sobre  a prática de solidariedade às

PVHIV/Aids. Material - sala ampla, microsistem, CD,

texto sobre tipos de abraços. Duração - 40 min/20

participantes. Instrução - dividir em duplas que

receberá um texto para ser lido e discutido em 10

min. Cada dupla criará uma situação p/ dramatizar,

com música ambiente considerando texto. Pontos

p/discussão:promover reflexão sobre preconceito,

estigma e discriminação as PVHIV/AIDS.

Resultados:Os adolescentes saberão discorrer sobre

prevenção, transmissão sexual, sexo seguro,

trabalhando discriminação, preconceito.

 

Conclusão:As dinâmicas participativas proporcionam

um processo de aprendizagem, onde o fundamental

não está no uso isolado de técnicas, porém na

concepção metodológica que orienta este processo.